São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Túnel sob parque segue modelo da região Sul

DA ENVIADA ESPECIAL A CARAGUATATUBA Após uma mobilização de ambientalistas e sugestão do Instituto Florestal, a Petrobras contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas para estudar a possibilidade de fazer a travessia do Parque Estadual da Serra do Mar por túnel.
De acordo com o pesquisador Hélio Ogawa, do Instituto Florestal (responsável pelos parques estaduais), há um caso semelhante no Parque Nacional Aparados da Serra, em que foi feito um túnel para a travessia de um gasoduto entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Técnicos visitaram Aparados da Serra para verificar os impactos e aprovaram a idéia.
Segundo ele, a região de Caraguatatuba tem grande incidência de chuvas e terrenos muito inclinados, sujeitos a grandes escorregamentos. Por isso, o túnel seria ainda mais importante contra acidentes.
"No caso da segunda pista da rodovia dos Imigrantes, os dois túneis também reduziram drasticamente o impacto. Construir o túnel é muito mais custoso que passar o gasoduto pela superfície, mas o impacto será muito menor", disse.
Procurada, a Petrobras não quis dar detalhes do projeto do túnel nem informar seu cisto.
De acordo com Ogawa, o túnel terá 5,2 km de extensão, 5 m de altura e 5 m de largura. O duto será colocado dentro dele.
A entrada e a saída ficariam fora da área do parque. "Existe algum barulho na fase inicial da construção, mas depois, quando se vai adentrando na formação rochosa, ninguém vai ouvir as máquinas e explosões."


Texto Anterior: Moradores estão entre benefícios e dano ambiental
Próximo Texto: Albergues mudam o perfil de vila em Ipanema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.