São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo registra recorde de calor no inverno, diz Inmet

Termômetro localizado no Mirante de Santana marcou 31,5C por volta das 15h

VITOR MORENO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São Paulo registrou ontem a temperatura mais alta deste inverno. O termômetro do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizado no Mirante de Santana (zona norte), marcou 31,5C por volta das 15h.
Antes, o recorde de calor na capital paulista no período de inverno era de 29,9C, registrado no dia 8 de agosto.
O Inmet diz que o calor é normal para a época, que em setembro é comum a elevação das temperaturas.
As altas temperaturas foram acompanhadas por baixa umidade relativa do ar, que chegou a cerca de 20% por volta das 13h, segundo o Inmet.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que também tem estações de medição na cidade, registrou 23,6% em Congonhas e 25,3% no Campo de Marte.
A Defesa Civil municipal voltou a decretar estado de atenção em toda a cidade entre o meio-dia e as 18h.
O fenômeno pode causar complicações respiratórias, ressecamento da pele e irritação nos olhos, além de aumentar as chances de incêndio de pastagens e florestas. As recomendações são ingerir bastante líquido, permanecer em locais protegidos do sol entre 10h e 17h e não praticar exercícios físicos entre as 11h e 15h.

Frente fria
A situação deve mudar a partir de hoje, com a aproximação de uma frente fria. Pode haver pancadas de chuva no final da tarde, segundo o CGE. Na sexta-feira, a frente fria deixa as temperaturas mais baixas e provoca pancadas de chuva.


Texto Anterior: Educação: Projeto limita número de alunos por professor
Próximo Texto: Motocicleta pagará pedágio em todas as rodovias em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.