São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com prótese na perna, Cláudia afirma levar uma vida normal

DA REPORTAGEM LOCAL

A administradora de empresas Cláudia Marques Maximino, 45, é uma das vítimas da primeira geração da talidomida. Em 1962, quando a droga era largamente vendida em todo mundo, sua mãe utilizou o remédio para controlar os enjôos da gravidez.
"Tive a sorte de nascer numa família legal, com recursos, que me colocou na reabilitação desde os três anos de idade e sempre me apoiou", conta Maximino que nasceu com apenas rudimentos de pernas e braços.
As pernas foram amputadas para a colocação de próteses. "Faço tudo de muletas e levo uma vida normal. Fiz faculdade, pós", conta ela, que preside há 15 anos a associação que criou para ajudar outras vítimas da síndrome.
Para ela, o que mais preocupa nos novos casos da síndrome da talidomida fetal é que nenhuma das ocorrências foi constatada por meio de um sistema de farmacovigilância do governo federal. "Vai saber quantos casos existem por aí perdidos, sem que ninguém saiba."
Segundo ela, organismos internacionais estão demonstrando mais preocupação com os novos casos da síndrome do que o Brasil. "Hoje mesmo uma TV alemã me procurou querendo documentar os casos."
Maximino diz que outra preocupação é com o fato de a talidomida poder vir a ser aprovada para mais fins.
"A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] chegou a fazer uma consulta pública sobre a flexibilização do uso da droga, mas a gente fez um auê danado e conseguiu reverter isso. Ficou resolvido que nada será aprovado sem que passe pelo Conselho Nacional de Saúde." (CC)


Texto Anterior: Ministério da Saúde quer aumentar rigor no uso e distribuir material educativo
Próximo Texto: 3 alunos são condenados por invasão da Unesp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.