São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município na BA agora tem 100% de aprovados

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de aprovação de alguns municípios chegou a dobrar ou atingir o patamar de 100%. Em Itapicuru (BA), em 2005 os alunos da rede municipal tinham taxa média de aprovação de 53%. Dois anos depois, esse percentual chegou a 100%.
A secretária de Educação de Itapicuru, Florinda Oliveira, diz que o resultado não foi artificial. "Aqui não há esse negócio de passar os meninos por lei. Foi realmente um trabalho que fizemos com todas as escolas."
O avanço acelerado, no entanto, gerou surpresa para a Associação de Professores Licenciados da Bahia. "Queremos saber como aconteceu esse milagre", diz Maria Amália, coordenadora da associação.
Sapezal (MT), com aumento de aprovação de 50,4%, afirma que a principal ação foi implementar o reforço extraclasse aos alunos com dificuldade. Segundo a secretária de Educação, Telma Bogucheski Ribeiro, não houve facilitação para os alunos serem aprovados -uma estratégia que melhoraria artificialmente a aprovação. "Se fizéssemos isso, a nota na Prova Brasil cairia muito, o que não ocorreu." As médias no município caíram 0,03% no período.
A Secretaria de Educação de Pontal do Araguaia (MT), que aumentou a taxa de aprovação em 44,2%, também citou o reforço extraclasse como um fator para melhoria do índice.
Em Santa Cruz do Xingu (MT), onde a aprovação foi de 47% para 90%, a Secretaria de Educação diz que a melhoria se deve ao atendimento individualizado ao aluno em dificuldade. Em Lafaiete Coutinho (BA), onde a aprovação melhorou 12,8%, foi implementado o sistema de ciclos.
Para o Inep, no caso de variações bruscas, não deve ser descartada a hipótese de erro na informação sobre as taxas de aprovação, de responsabilidade dos municípios.


Texto Anterior: Cidades aprovam mais alunos para melhorar a nota no Ideb
Próximo Texto: Rio aprovou mais, mas caiu média na Prova Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.