São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

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Obras têm uma década de atraso

DA REPORTAGEM LOCAL

No que dependesse de projetos e promessas, as principais obras que serão entregues no ano que vem sairiam do papel com dez anos de atraso.
Uma linha de metrô com traçado semelhante ao da 4-amarela (Luz-Vila Sônia) e a obra de um anel viário em São Paulo com a função do Rodoanel, por exemplo, são propostas planejadas ou estudadas há mais de meio século.
E nos anos 1990 seus projetos foram consolidados e elas foram anunciadas -no primeiro mandato do governo Mário Covas (1995-2001, PSDB).
A ideia de ampliar a marginal Tietê também foi proposta pela prefeitura na década passada, em 1999, na gestão Celso Pitta. Mas, na ocasião, ela previa a cobrança de pedágio -medida impopular que acabou freando a continuidade.
A linha 4 é tida por técnicos como uma ligação ferroviária estratégica, porque ela terá integração com três outras linhas do metrô paulistano -1, 2 e 3.
O governo do Estado chegou a anunciá-la ainda em 1996. Mas, diante do impasse sobre seu financiamento, a obra só foi iniciada oito anos depois.
O Rodoanel começou a ser prometido com ênfase pelos governos estadual e federal em 1997. A previsão era que, até 1999, todas as alças tivessem sido iniciadas.
Mas, depois de atrasos em licitações e pendências ambientais, a obra só começou em 2006. E os trechos leste e norte do anel viário não tiveram nem as obras licitadas até hoje.
Mauro Arce, secretário dos Transportes, disse acreditar que o trecho leste deve começar em 2010 e que o trecho norte terá ao menos a licença ambiental já no ano que vem.
"São obras que passam da gestão atual. Tudo depende dos investimentos dos próximos governos."


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