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Expansão do metrô vai aliviar
estação Sé
Com inauguração de dois novos trechos, serão criadas mais estações de integração
Segundo estimativas do Metrô, a partir de março de 2010, o fluxo de passageiros na Sé cairá de 700 mil para 470 mil passageiros por dia
JAMES CIMINO
DA REPORTAGEM LOCAL
As inaugurações do primeiro
trecho da linha 4-amarela do
metrô e do trecho final da linha
2-verde, em março de 2010,
trarão uma nova configuração
de fluxo de passageiros em todo
o sistema da capital paulista.
Como o novo trecho da linha
amarela cruzará com as linhas
1-azul, 2-verde e 3-vermelha do
metrô e com a linha 9-esmeralda da CPTM -e o da linha verde cruzará a linha 10-turquesa
da CPTM-, o mapa do transporte ferroviário na cidade ganhará cinco novas estações de
integração que ajudarão a desafogar a já saturada estação Sé.
Segundo estimativas do Metrô, a partir de março de 2010, o
fluxo de passageiros na Sé cairá
de 700 mil passageiros/dia para 470 mil passageiros/dia,
uma diminuição de 33%.
Isso significa que, de cada
três passageiros que utilizavam
a Sé como conexão principal
para acessar outras regiões da
cidade, um mudará de trajeto.
Por exemplo, um passageiro
que chegue da zona leste e queira descer na estação Consolação, uma das mais movimentadas da linha verde, não terá
mais que descer na Sé, pegar a
linha azul e depois descer na estação Paraíso e pegar a linha
verde. A partir de março, esse
passageiro poderá ir direto até
a República, pegar a linha amarela e descer na estação Paulista, que será ligada à Consolação
por um túnel.
Já os passageiros que chegam
do ABC utilizando a linha turquesa também poderão evitar a
linha vermelha e, consequentemente, a Sé, caso queiram chegar à av. Paulista. Com a integração na estação Tamanduateí, evitarão fazer três baldeações (Brás, Sé, Paraíso).
Outras duas estações que terão menos usuários serão Ana
Rosa e Paraíso. Cairão de 418
mil passageiros/dia para 380
mil. Em compensação, a Luz
vai ganhar 100 mil passageiros/dia, enquanto República e
Paulista/Consolação vão dobrar a demanda, assim como a
linha 2.
Questionado se a Luz não
corre o risco de se tornar uma
nova Sé, já que passará a receber duas linhas do metrô e três
da CTPM, o secretário de
Transportes Metropolitanos,
José Luiz Portella, diz que não,
pois, além de não ter a mesma
demanda, será ampliada.
Novos passageiros
A queda no movimento da Sé
e das outras estações de integração, no entanto, será apenas
momentânea. Em 2012, a linha
amarela chegará à Vila Sônia
(zona oeste de SP) e serão concluídas suas estações intermediárias, como Mackenzie-Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Morumbi.
A linha 5-lilás, que em 2010
se integrará à malha metroviária por meio da linha esmeralda, também alcançará as linhas
azul e verde. Todos esses fatores atrairão mais passageiros
para todas as linhas e aumentarão o movimento nas estações
de integração.
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