São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTONIO LUÍS ALVES DE SOUZA
(1955-2009)


Neguinho do Samba e dos tambores coloridos do Olodum

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um dos fundadores da escola de percussão do Olodum e criador do samba-reggae, Antonio Luís Alves de Souza adorava falar aos alunos do projeto social da banda sobre o clipe de "They Don't Care About Us" (1996), de Michael Jackson, feito em Salvador.
Mais conhecido como Neguinho do Samba, Souza assinou o arranjo da música e coordenou na gravação 250 músicos numa praça do Pelourinho, na capital baiana.
Ele sorria ao lembrar que o diretor do clipe, Spike Lee, pediu várias vezes para que os músicos não olhassem para a câmera. Na morte de Michael Jackson, em junho deste ano, ele organizou uma homenagem para "celebrar o astro que permanecia vivo em sua obra". Para João Jorge, presidente do Olodum, o mesmo vai acontecer com Souza.
Neguinho do Samba ficou famoso por criar um ritmo que mistura a percussão do Olodum e o reggae jamaicano.
Durante a carreira, tocou com Paul Simon e Sadao Watanabe e teve partituras expostas num museu de Berlim.
Em nota oficial, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que "o Brasil -não apenas a Bahia- acaba de perder uma pessoa das raras que se pode dizer geniais".
Os tambores coloridos do Olodum foram cobertos de preto: Souza morreu no sábado, aos 54, de complicações de um diabetes. Teve sete filhos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Unifesp planeja "centro de convivência" na zona sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.