São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unifesp planeja "centro de convivência" na zona sul

Unidade, prevista para 2011, terá atividades e cursos voltados à comunidade local

Projeto prevê centro de medicina esportiva, quadra poliesportiva e a expansão do programa de apoio ao primeiro emprego

TAI NALON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) planeja abrir um "centro de convivência" a partir de 2011 em sua nova unidade, em Santo Amaro (zona sul de SP). A área, de cerca de 12 mil m2, localizada na avenida Padre José Maria, deverá concentrar atividades e cursos voltados prioritariamente à comunidade local.
Dentre os projetos previstos para o lugar estão um centro de medicina esportiva, uma nova unidade da Uati (Universidade Aberta à Terceira Idade), uma quadra poliesportiva e a expansão do programa de apoio ao primeiro emprego.
A ideia, segundo Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp, é suprir demandas antigas de moradores com a ampliação de projetos já existentes na sede do campus da capital, na Vila Clementino (zona sul). A unidade será a única no Estado exclusivamente voltada às atividades de extensão e ao atendimento à comunidade.
"O centro de medicina esportiva, por exemplo, deve firmar convênios com clubes da região para atender a equipes amadoras e servir de polo de estágio para os alunos da universidade", afirma o reitor.
A abertura de uma nova unidade na capital já estava nos planos de gestões anteriores da Unifesp, mas demorou a ser viabilizada por atraso na autorização para a cessão do terreno, aprovada no início deste mês pela Câmara Municipal.
Voltada majoritariamente à área de saúde, a Unifesp pretendia originalmente inserir a nova unidade no plano de expansão para as áreas de exatas e humanas, já em curso nos campi do interior do Estado.
O projeto, no entanto, teve de ser reformulado. O terreno, próximo aos trilhos e à futura estação Santo Amaro do metrô, está numa área com restrições a construções de grande porte.
Agora, a Unifesp realiza uma série de consultas à comunidade e prevê parcerias com a Subprefeitura de Santo Amaro para saber quais cursos de extensão são prioridade na região.
O projeto para a construção será encaminhado ao município nas próximas semanas, e a licitação para as obras, aberta ainda neste ano. A universidade aguarda investimento de R$ 2,5 milhões cedidos pelo Ministério da Educação e estima que a nova unidade esteja pronta em um ano e meio.


Texto Anterior: Antonio Luís Alves de Souza (1955-2009): Neguinho do Samba e dos tambores coloridos do Olodum
Próximo Texto: Nova lei para adoções entra em vigor hoje já com impasse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.