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63% dos adultos não concluíram 8ª série
DA SUCURSAL DO RIO
Outro problema apontado pelos dados do Censo realizado pelo
IBGE é a alta proporção de pessoas que não concluíram nem
mesmo o ensino fundamental:
em 2000, 63,2% das pessoas com
mais de 25 anos não tinham terminado a oitava série.
São adultos, portanto, que estão
em desvantagem no mercado de
trabalho, que cada vez mais exige
melhores níveis educacionais.
Atacar a baixa escolaridade do
contingente de brasileiros adultos
é um dos desafios apontados pelos dados do Censo 2000.
Nessa faixa etária, a divisão de
acordo com o último nível concluído é a seguinte: 14,6% não
concluíram nenhum nível, 0,2%
concluíram a alfabetização de
adultos; 17,8% cursaram da primeira à terceira série do ensino
fundamental, 30,6% cursaram da
quarta à sétima série do ensino
fundamental; 12,8% concluíram o
ensino fundamental e 16,3% concluíram o nível médio.
Somente 6,4% têm a graduação
como último nível concluído. A
porcentagem dos que concluíram
a pós-graduação é ainda menor:
apenas 0,4%.
Há 10,4 milhões de brasileiros
com mais de 25 anos que nunca
frequentaram a escola.
De acordo com a publicação do
IBGE, há uma "evidente falta de
eficiência e efetividade do sistema
educacional no sentido de garantir o acesso e a permanência do estudante na escola".
Para a consultora em educação
Dolores Kappel, a população com
mais de 25 anos e baixa escolaridade representa, tecnicamente,
um "estoque" com o qual é mais
difícil obter resultados, pois essas
pessoas já estão envolvidas com
outros projetos que não apenas os
estudo. Normalmente, elas precisam trabalhar.
Longe da escola
Outro problema apontado pelos
dados do IBGE é em relação aos
jovens, que começam a se afastar
da escola na faixa etária de 15 a 17
anos. Desse grupo, 77,7% estão na
escola, mas a maior parte, 55%,
não cursa o ensino médio, como
deveria ocorrer, e sim o ensino
fundamental.
O Censo do IBGE mostra também que, quanto menor o rendimento na sala de aula, menor é a
frequência à escola.
Na área rural, um terço da população não teve acesso à educação.
(FE)
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