UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Anvisa vai apurar se produto provocou reação alérgica

Clínicas do Rio detectam possível problema em alimento para bebês

FREE LANCE PARA A FOLHA

Duas clínicas particulares do Rio levantaram a suspeita de que a alimentação parenteral fabricada pela empresa Nutriente tenha provocado um óbito e reações alérgicas em pelo menos quatro bebês internados em unidades de terapia intensiva.
A suspeita foi levantada pelas clínicas São José (Humaitá, zona sul) e Perinatal (Laranjeiras, zona sul). Na São José, três bebês recém-nascidos sofreram reação alérgica depois de receber o produto por via intravenosa. A Perinatal investiga se um óbito ocorrido ontem deveu-se à alimentação fabricada pela Nutriente.
A empresa informou, por meio m nota que possui um sistema de detecção de problemas "que é o único no país" e que "abrange 100% de controle dos produtos preparados".
Segundo a empresa, assim que recebeu a informação de que seu produto poderia ter algum problema, "informou imediatamente todos os médicos e profissionais" cujos pacientes estavam utilizando-o. A Nutriente afirma também que já avisou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o possível problema. A agência nega ter sido alertada.

Providências
O diretor da Perinatal, José Maria Lopes, disse, por meio de sua assessoria, que foi avisado na semana passada da contaminação do produto pela empresa e que suspendeu imediatamente a aplicação do mesmo aos bebês.
Na clínica São José, o problema foi detectado no último domingo. A direção do hospital informou que, tão logo notaram a reação dos bebês, os médicos suspenderam a administração do produto e comunicaram o fato à empresa.
A Anvisa afirmou que vai apurar o caso. A assessoria de comunicação da agência informou ainda que a empresa pode sofrer punições se ficar comprovado que não houve comunicado da ocorrência ao órgão.
A Nutriente, baseada no Rio, fabrica produtos para as especialidades de neonatologia, pediatria, clínica médica, nutrologia, cirurgia, gastroenterologia, oncologia e geriatria.


Texto Anterior: Patrimônio: Antigo engenho abrigará unidade da USP
Próximo Texto: SP 450: Debate destaca o desafio de ser jovem em São Paulo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.