São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

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Administração simula cortes no bilhete único

DA REPORTAGEM LOCAL

O desejo de Gilberto Kassab (PFL) é reduzir os subsídios à tarifa -de R$ 320 milhões em 2007- e investir esse dinheiro em obras, dizem assessores.
Já a vontade da cúpula do transporte municipal para que haja sobra de recursos para novos investimentos é restringir alguns benefícios, como as gratuidades de estudantes do setor privado e as baldeações livres do bilhete único do vale-transporte -que, por essa visão, seria um benefício aos patrões.
As duas intenções, porém, não são admitidas oficialmente e enfrentam obstáculos políticos e impactos de popularidade que poderão inviabilizá-las.
O secretário Frederico Bussinger (Transportes) chegou a divulgar simulações na semana passada para mostrar como os custos da tarifa por passageiro (que ele diz ser de R$ 2,67 para 2007) seriam bem menores sem benefícios desse tipo. "Não é uma proposta. São simulações. Não estamos cogitando nem descogitando", justifica.
Rogério Belda, presidente da ANTP e assessor de Bussinger, avalia que a elevação da tarifa não ficou acima da inflação se considerada a ampliação do benefício após a implantação do bilhete único. Mas reconhece a preocupação com a imagem equivocada dos subsídios- sem eles, na prática, a tendência é elevar as tarifas. "O administrador sempre fica tentado a cortar subvenções porque não é algo visível, ele não é aplaudido por esse investimento." (AI)


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