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Administração simula cortes no bilhete único
DA REPORTAGEM LOCAL
O desejo de Gilberto Kassab
(PFL) é reduzir os subsídios à
tarifa -de R$ 320 milhões em
2007- e investir esse dinheiro
em obras, dizem assessores.
Já a vontade da cúpula do
transporte municipal para que
haja sobra de recursos para novos investimentos é restringir
alguns benefícios, como as gratuidades de estudantes do setor
privado e as baldeações livres
do bilhete único do vale-transporte -que, por essa visão, seria um benefício aos patrões.
As duas intenções, porém,
não são admitidas oficialmente
e enfrentam obstáculos políticos e impactos de popularidade
que poderão inviabilizá-las.
O secretário Frederico Bussinger (Transportes) chegou a
divulgar simulações na semana
passada para mostrar como os
custos da tarifa por passageiro
(que ele diz ser de R$ 2,67 para
2007) seriam bem menores
sem benefícios desse tipo. "Não
é uma proposta. São simulações. Não estamos cogitando
nem descogitando", justifica.
Rogério Belda, presidente da
ANTP e assessor de Bussinger,
avalia que a elevação da tarifa
não ficou acima da inflação se
considerada a ampliação do benefício após a implantação do
bilhete único. Mas reconhece a
preocupação com a imagem
equivocada dos subsídios-
sem eles, na prática, a tendência é elevar as tarifas. "O administrador sempre fica tentado a
cortar subvenções porque não
é algo visível, ele não é aplaudido por esse investimento."
(AI)
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