São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila Velha, no ES, tem 7 mil desalojados

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

Moradores de Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, estão convivendo com comércio fechado, dificuldade de locomoção e mau cheiro devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas. Há 15 dias, as ruas do município, o mais populoso do Espírito Santo, estão alagadas. Na cidade há 7.183 desalojados e 431 desabrigados - o total em todo o Estado é de 8.902.
A chuva deu uma trégua nos últimos dias, mas a água continua nas ruas dos bairros de Vila Velha próximos ao canal de Guaranhuns.
Segundo a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o rio Jucu, que corta Vila Velha, está 2,4 metros acima do seu nível. O canal de Guaranhuns está transbordando para as ruas.
A secretaria instalou seis estações de bombeamento, que captam cerca de 1,5 milhão de litros de água por hora, para retirar água.
"Mas a situação só vai melhorar quando a o leito do rio Jucu voltar ao normal", disse Adão da Cunha, coordenador da Defesa Civil Municipal.
"A água bate no joelho e pessoas transitam com caiaque", afirmou Romário de Castro, secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha.
Castro estima que a cidade precise de R$ 21 milhões para recuperar os estragos.
Além de Vila Velha, há nove municípios em situação de emergência no Estado. Há previsão de pancadas de chuva para os próximos dias.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Chuva afeta 24 estradas na região Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.