São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Relíquias do santo Dom Bosco ficam expostas até sábado em colégios de SP

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A peregrinação mundial da estátua que contém parte dos ossos de Dom Bosco chegou ontem a SP. Os restos mortais do santo italiano serão expostos em colégios até sábado.
Em tamanho real, a estátua foi construída especialmente para percorrer 130 países ao longo de sete anos. A peregrinação partiu no ano passado de Turim, cidade italiana onde Dom Bosco iniciou seus trabalhos religiosos no século 19. A volta da estátua será em 2015, para o bicentenário de nascimento do santo.
Os ossos -da mão e do braço direito de Dom Bosco- não poderão ser vistos porque estão dentro da estátua.
"Parece lúgubre, mas é uma tradição muito antiga", explica o padre Benedito Spinosa, diretor do Liceu Coração de Jesus. "Quando um cristão era sacrificado pelos imperadores romanos, outros cristãos secretamente colocavam o corpo numa catacumba e ali rezavam por quem se havia dedicado ao reino de Deus."
Dom Bosco (1815-1888) fundou a ordem dos salesianos, que hoje conta com colégios, faculdades e obras sociais espalhadas pelo mundo. No Brasil, são 80 mil alunos. Num sonho premonitório, segundo a tradição, o santo previu a construção de Brasília.
Em São Paulo, a estátua ficará exposta nos colégios Santa Teresinha (zona norte), Santa Inês, Liceu Coração de Jesus (região central) e Instituto Dom Bosco (centro).


Texto Anterior: Para a CNBB, medida "afronta a família brasileira"
Próximo Texto: Telecomunicações lideram ranking de queixas de clientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.