São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009

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Telecomunicações lideram ranking de queixas de clientes

Oi/Brasil Telecom é campeã de reclamações em 20 Estados e no DF; cadastro exclui dados de SP

LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O setor de telecomunicações lidera o ranking das empresas contra as quais os brasileiros mais reclamaram no período de um ano. Telefonia móvel e fixa, aparelhos celulares, TV por assinatura e internet foram os responsáveis por 40% das queixas enviadas a 21 Procons (de 20 Estados e do DF).
As queixas foram reunidas no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentas, coordenado pelo Ministério da Justiça. A pasta contabilizou 105 mil queixas em 12 meses.
O Procon de São Paulo só aderiu ao sistema no início deste ano, por isso os dados do Estado não foram incluídos no balanço divulgado ontem, que considerou o período de 1º de setembro de 2008 até 31 de agosto deste ano.
A campeã de reclamações foi a Oi/Brasil Telecom, empresa que em julho deste ano já se tornara alvo de um processo que pede R$ 300 milhões pelo não cumprimento das regras para os call centers.
A operadora foi responsável por quase 6.000 queixas. A Oi/ Brasil Telecom teve o maior índice de não atendimento a reclamações (47%) entre as empresas que ocupam os cinco primeiros lugares da lista.
O segundo colocado no ranking foi o Itaú/Unibanco, segundo maior banco do país, com 4.360 reclamações. Nokia e Sony/Ericsson aparecem em terceiro e quarto lugares no cadastro, respectivamente. A TIM ficou na quinta colocação.
A maioria das reclamações que chegam aos Procons são atendidas imediatamente, mas em 30% dos casos são abertos processos administrativos.
Para o diretor de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, isso mostra que parte do empresariado não se interessa em atender às queixas dos consumidores.

São Paulo
A Telefônica, que tem a grande maioria de seus clientes em SP, teve 3.615 reclamações em 2008 só nesse Estado, segundo um levantamento divulgado em março pelo Procon-SP. O número é próximo ao do Itaú/ Unibanco no levantamento do Ministério da Justiça e superior ao da TIM (2.376 queixas).


Colaborou a Reportagem Local .


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