São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia investiga suspeita de erro médico no HC

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Polícia Civil de Ribeirão Preto (314 km de São Paulo) deve investigar uma suspeita de erro médico, que teria sido cometido durante uma cirurgia no HC (Hospital das Clínicas) da USP e pode ter levado um aposentado à morte, na última segunda-feira.
Relatório necroscópico emitido pelo Cemel (Centro de Medicina Legal) de Ribeirão constatou que havia uma gaze no abdome do aposentado Ariovaldo de Souza, 67. Segundo o atestado de óbito, o material -medindo 20 centímetros por 25 centímetros- teria causado uma infecção generalizada no baço, fígado e estômago.
A delegada Tania Adul Mour, do 3º DP (Distrito Policial) de Ribeirão, afirmou que aguarda o recebimento do relatório para instaurar o inquérito.
Segundo o diretor clínico do hospital, Arthur Lopes Gonçalves, uma comissão de ética irá analisar o caso. Ele afirma acreditar que a infecção não tenha sido a principal causa da morte de Souza.
A família conta que ele foi operado em setembro de 1999 para a retirada de parte da vesícula que continha um tumor. A gaze teria sido "esquecida" quando foram feitos os pontos. O HC não informou o nome do médico responsável pela cirurgia. (CF)


Texto Anterior: Vacinação contra a rubéola é ampliada
Próximo Texto: Panorâmica - Goiás: De acordo com Defesa Civil, prejuízo com as chuvas pode ser de R$ 10,9 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.