São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação contra a rubéola é ampliada

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova etapa da vacinação contra rubéola, que deve ocorrer em junho em 11 Estados, vai ampliar de 29 para 39 anos a idade limite de mulheres a serem vacinadas. O objetivo é prevenir a SRC (Síndrome da Rubéola Congênita), que pode atingir fetos de grávidas que tenham rubéola.
O anúncio acontece no momento em que várias mulheres vacinadas na primeira etapa da campanha, feita no ano passado, descobriram que estavam grávidas. A vacina, feita com vírus atenuado, não é recomendada a gestantes, pois existe um risco teórico, de até 1,6%, de provocar a SRC no feto, causando cegueira, surdez, retardo mental e deficiência cardíaca.
Apenas no Estado de São Paulo, 800 grávidas que tomaram a vacina inadvertidamente estão sendo acompanhadas pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica). Outros três Estados -Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco-também acompanham mulheres nessa situação. Recomenda-se às grávidas que se vacinem após o parto e às mulheres que pretendem engravidar que guardem um intervalo de 30 dias após a vacina.


Estados onde ocorrerá a vacinação: RR, AP, TO, PA, BA, PI, CE, MT, MS, SC e RS


Texto Anterior: Intoxicação alimentar leva 85 ao hospital no litoral norte do Estado
Próximo Texto: Polícia investiga suspeita de erro médico no HC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.