São Paulo, segunda, 4 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerente tenta evitar tragadas

em Santa Cruz do Sul (RS)

O fato de ter cigarros à disposição gratuitamente não faz de todos os funcionários das empresas do setor fumageiro fumantes.
Alguns cedem à facilidade de estoque e fumam muito, outros limitam o número de cigarros ou até evitam dar baforadas.
O gerente de operações industriais da Souza Cruz, Flávio Niemeyer, 46, fumou três cigarros na cerca de uma hora em que a reportagem da Agência Folha visitou a unidade da empresa.
Ele fuma há 30 anos e acredita ser uma "balela" a existência de fumante passivo (o não-fumante que aspira a fumaça dos que fumam).
"Prefiro ver cigarro na cabine de um comandante de avião a ver um litro de uísque", afirmou Niemeyer.
Para ele, no entanto, fumar é "um ato de risco" e deve ser praticado "conscientemente".
Já o gerente de produção da Philip Morris, Leôncio Lacerda, 43, disse não estar fumando "atualmente". Sobre sua mesa há um recipiente cheio de cigarros para os visitantes e uma placa agradecendo a quem fuma.
Lacerda disse que tem fumado apenas na condição de provador do paladar dos cigarros em fabricação na sua empresa.
No meio-termo entre Niemeyer e Lacerda está o gerente de comunicação empresarial da Souza Cruz, Saul Bianco.
Fumante, ele botou um freio na sua vontade de tragar, mas não partiu para evitar o cigarro, limitou o consumo em oito a dez cigarros por dia.

Praças do cigarro
No parque industrial da Souza Cruz, os funcionários não podem fumar junto à esteira de recebimento dos fardos de fumo em folha porque o produto é inflamável.
Eles vão para a "praça de fumantes", um recinto com bancos semelhantes aos de praças de cidade do interior, onde podem fumar tranquilos.
O secretário da Saúde de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, disse que, comparados aos dados nacionais e estaduais, os índices epidemiológicos da cidade estão dentro da média, referindo-se a doenças tidas como ligadas ao tabagismo.
A prefeitura não tem um programa específico de combate ao fumo na cidade.
O combate faz parte de um programa mais amplo, que tem outras drogas como alvo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.