São Paulo, sábado, 04 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Todas que têm medição da Cetesb em Santos, Guarujá e São Vicente estão impróprias segundo boletim da agência ambiental

Chuva e turismo sujam praias da Baixada

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

As chuvas e o turismo de verão contribuíram para que todas as praias de Santos, Guarujá e São Vicente em que a água é analisada fossem classificadas como impróprias para banho, segundo relatório divulgado ontem pela Cetesb.
No verão, algumas praias são avaliadas três vezes por semana. Para fazer a classificação, são utilizados os resultados das últimas cinco semanas de amostragem.
Caso duas amostragens apresentem níveis da bactéria enterococo acima do limite estabelecido, a praia é considerada imprópria.
Segundo a bióloga Débora Orgler de Moura, gerente substituta do setor de águas litorâneas da Cetesb, o resultado da avaliação não reflete o momento atual da praia, mas sim uma tendência.
A agência ambiental paulista orienta os usuários para que não freqüentem as praias dentro do período de 24 horas após chuvas muito fortes. O excesso de chuva carrega lixo e detritos para o mar.
"Os municípios litorâneos muitas vezes dobram de população nesta época. É o dobro de esgoto gerado. Muitas vezes, a rede coletora de esgoto não comporta", disse a bióloga.
Os riscos para quem entra no mar quando a bandeira da Cetesb estiver vermelha são muitos, entre eles doenças, como gastroenterite, diarréia, febre e hepatite A.
Além de todas as praias examinadas estarem impróprias em Santos, São Vicente e Guarujá, mais da metade das praias em que há medição das cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Bertioga também estão impróprias, segundo o boletim.
Nas praias onde há análise intensificada, a coleta foi feita entre 22 de janeiro e 1º de fevereiro. Nas outras, entre 1º e 29 de janeiro.


Texto Anterior: Habitação: Após atraso de 24 dias, Cohab paga Bolsa-Aluguel
Próximo Texto: Panorâmica - Polícia: Quadrilha encapuzada e armada invade sítio e rouba 50 galinhas no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.