São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para professor, atitude do Estado é "lamentável"

DE SÃO PAULO

Para o professor de endocrinologia da USP, Alfredo Halpern, membro do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a não admissão por causa de obesidade mórbida é "uma atitude lamentável". Ele afirma que o argumento de que obesos mórbidos podem desenvolver mais doenças no futuro e faltarem mais poderia ser aplicado para fumantes também. Leia os principais trechos da entrevista.

 


Folha - O que o senhor acha do governo de SP considerar obesos mórbidos inaptos?
Alfredo Halpern
- É uma discriminação, uma atitude lamentável.

O governo diz que obesos mórbidos faltam mais ao trabalho e têm mais chance de desenvolver outras doenças.
Neste ponto eles têm razão. Que obeso mórbido tem uma possibilidade de doenças muito maior que um indivíduo normal não se discute. Que pode morrer antecipadamente, não se discute. Mas, por outro lado, você discriminar um indivíduo para um emprego para o qual ele está apto no momento acho que é discutível.

Um fumante não se enquadraria nesse mesmo critério?
Totalmente. Um fumante se enquadraria, um indivíduo com hipertensão se enquadraria, um diabético se enquadraria, um indivíduo que tem na família caso de colesterol alto se enquadraria. Eles também sofrem esse mesmo preconceito?

Um obeso pode ser saudável?
Sim. Existem indivíduos que são obesos, mas são normais do ponto de vista de saúde. São os obesos metabolicamente normais. E existem indivíduos magros que são metabolicamente anormais. Por outro lado, existem obesos que são incapazes de praticar atividade física e outros que são capazes. A obesidade é uma predisposição.


Texto Anterior: Promotoria apura veto a obesos em concursos de SP desde 2009
Próximo Texto: Foco: Escola estadual é fechada por ter foco de dengue em MG
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.