São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Moradores do morro Pavão-Pavãozinho, na zona sul, dizem que PM matou 4 trabalhadores; protesto fecha 2 avenidas

Tiroteio deixa 3 mortos em Copabana

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Um intenso tiroteio no morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana (zona sul do Rio), trouxe pânico por pelo menos três horas, ontem à noite. Centenas de moradores do morro fizeram um protesto e queimaram pneus e colchões na rua Sá Ferreira, um dos acessos do morro. As avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Pompeu Loureiro, que cortam a Sá Ferreira, foram parcialmente interditadas por volta das 22h.
A versão apresentada por moradores é a de que, durante uma incursão policial ocorrida por volta das 19h, quatro pessoas do morro teriam morrido. De acordo com moradores do morro, pelo menos duas dessas pessoas seriam trabalhadoras e não teriam ligação com o tráfico de drogas.
A polícia não confirma essa versão. Segundo policiais do 19ª BPM (Batalhão de Polícia Militar), o tiroteio teria acontecido entre traficantes de quadrilhas rivais.
O cenário era de guerra: pedras, paus e pneus queimados nas ruas, moradores enfurecidos jogando objetos nos policiais, que revidavam com com bombas de efeito moral. O comércio local foi fechado e clientes ficaram presos dentro das lojas. Um restaurante teve que fechar às pressas, com clientes saindo sem pagar a conta.
Reforços foram pedidos ao BPChoque (Batalhão de Choque) e a outros batalhões de bairros vizinhos. Por algum tempo, os policiais tiveram dificuldade para subir o morro.
O Pavão-Pavãozinho fica entre os bairros de Copacabana e Ipanema. Os pontos-de-venda de drogas no morro são controlados pelo CV (Comado Vermelho).
Até a conclusão desta edição, o tiroteio não havia acabado e não havia informações oficiais da polícia sobre as causas do conflito ou sobre o número de vítimas.


Texto Anterior: Rio: Coreógrafo recebe ameaça por telefone
Próximo Texto: Administração: SP dobra previsão de gastos com viagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.