São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força foi inspirada em tropa da ONU

DA SUCURSAL DO RIO

Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança foi inspirada na Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Seu objetivo é atender a emergências nos Estados com tropas de outras unidades da Federação.
Alguns secretários de segurança defendem a criação de uma "polícia militar federal", para que a Força Nacional tenha efetivo próprio, sem solicitar agentes dos Estados. "Afastem essa idéia de criar uma terceira força. Isso abriria uma crise com as polícias militares", disse o secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia.
Para ingressar na Força, o agente deve passar por treinamento na Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal, em Brasília. Há 7.676 PMs e bombeiros capacitados -dos quais 582 são mulheres. Agentes da Força Nacional de Segurança foram investigados sob suspeita de tortura a presidiários no Espírito Santo, quando a tropa atuou na contenção de rebeliões nos presídios, em 2006. Mobilizado, o policial recebe diária conforme o local da operação. (IN)


Texto Anterior: Força Nacional tem dificuldade com efetivo
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.