São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Moradores da zona norte reclamam de baldeações e filas em Pirituba; tempo dentro do ônibus foi reduzido

Viagem demora mais, depois de terminal

DO "AGORA"

Moradores de bairros na periferia da zona norte reclamam que, depois da instalação do terminal Pirituba (zona norte), a viagem de ônibus de suas casas até o centro está demorando mais. Antes, o percurso durava cerca de uma hora e meia. Agora, leva duas horas.
O atraso acontece principalmente por causa das baldeações no terminal, segundo os passageiros, que afirmam que o itinerário dos ônibus mudou -agora, em vez de seguirem direto para a região central, eles têm que parar no terminal e pegar outra linha.
Passageiros que vêm de Vila Clarice, Cidade d'Abril, Perus e outros bairros acabam pegando fila para embarcar em direção à praça Ramos (região central). Além disso, em pelo menos 12 linhas o percurso entre o ponto inicial e o terminal foi aumentado.
Entre quarta e quinta-feira, a reportagem acompanhou a viagem de moradores de Vila Mirante, Vila Jaraguá, Jardim Donária, Santa Mônica, Cidade d'Abril e Perus entre a zona norte e o centro e constatou que há filas no terminal e que os coletivos ficam lotados nos horários de pico.
O terminal foi inaugurado em dezembro e faz parte do Passa-Rápido Pirituba-Lapa-São João. O objetivo da prefeitura era reduzir em 30 minutos o tempo da viagem entre a zona norte e o centro.
No final do ano passado, 85 linhas sofreram alterações por causa da inauguração do passa-rápido. Vinte e seis linhas que saíam na zona norte tiveram o ponto final modificado -em vez de seguirem direto para o centro e para a estação Barra Funda do metrô, elas param no terminal Pirituba. Os usuários têm que descer e pegar um outro ônibus para chegar ao destino final.
Pela manhã, no horário de pico -entre 6h e 9h- , as filas são extensas e os coletivos que vão para o centro saem do terminal lotado. Na volta para casa, quem sai da região central e pega ônibus entre 17h e 19h e entre 22h e 0h tem que disputar espaço dentro dos coletivos que vão até o terminal.

Não param
"Às vezes os motoristas nem param porque não cabe mais gente dentro do ônibus", diz a doméstica Vera Silva Conceição, 45.
Apesar das reclamações sobre as filas e os coletivos lotados, os usuários do Passa-Rápido Pirituba-Lapa-São João afirmam que o tempo dentro do ônibus entre o terminal Pirituba e o centro da capital está mais curto.
O objetivo da prefeitura era reduzir a viagem em 30 minutos. Antes, o percurso entre o terminal e o centro era de até uma hora e meia. Na última semana, a reportagem gastou, em média, 50 minutos para fazer a trajeto.


Texto Anterior: Entrevista: Evento em SP quer transformar caminhada em "saúde pública"
Próximo Texto: Revista: Mulheres adotam amizades funcionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.