São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANTA CATARINA

Gangue é investigada

Justiça condena ex-PMs acusados de 24 crimes

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

A Justiça Militar em Santa Catarina condenou ontem, após quase 18 horas de julgamento, 7 dos 14 acusados de envolvimento na gangue de policiais militares que ficou conhecida no Estado como "Os 12 Apóstolos".
Os ex-policiais (expulsos da corporação) foram acusados por 24 crimes, entre eles assaltos, furtos, arrombamentos, abandono de posto, desobediência a superiores, tráfico de drogas e coação. As ações, segundo o Ministério Público, teriam acontecido entre 1995 e 1999 nos municípios da Grande Florianópolis.
As penas aplicadas variam de 2 anos e 3 meses a 16 anos de prisão. A maior condenação foi para o soldado Jailson Martins, que seria o líder do grupo.
Quatro soldados, um cabo e dois sargentos vão ficar presos em quartéis da Polícia Militar catarinense. Cabe recurso da sentença ao Tribunal de Justiça.
"Fiquei bastante satisfeito com o resultado", disse o promotor de Justiça Sidney Eloy Dalabrida, que disse ter investigado o caso durante quase um ano, antes de apresentar a denúncia.
Os 14 envolvidos na gangue trabalhavam juntos no 7º Batalhão da PM, em Florianópolis. O grupo é suspeito de ter assaltado motéis, postos de combustíveis e lojas.
Ainda há investigações em andamento que poderão incriminar outros policiais da corporação, inclusive oficiais. Os ex-PMs também deverão responder por crimes na Justiça comum.
Dezenas de pessoas acompanharam o julgamento que ocorreu no Tribunal do Júri no Fórum de Florianópolis. Os 11 advogados dos acusados queriam desmembrar a sessão alegando que seus clientes respondiam por denúncias distintas. O juiz-auditor que conduziu os trabalhos, Getúlio Corrêa, negou o pedido.
A grupo ficou conhecido como "Os 12 Apóstolos" por ser esse o nome usado como senha entre os ex-policiais militares, segundo o Ministério Público.


Texto Anterior: Sistema penitenciário: Agentes fazem greve no Rio
Próximo Texto: Crime em Santa Tereza: Facada desferida nas costas matou fonoaudióloga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.