São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dono de agência de turismo diz não ver conduta criminosa

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Procurado pela reportagem, o guia de turismo e dono da Private Tours, Pedro Novak, diz não ver conduta criminosa ao levar turistas estrangeiros à favela da Rocinha e apresentá-los a traficantes de drogas.
"O maior crime é não combaterem isso [o tráfico de drogas]. Eles têm de limpar a própria casa antes de começar a criticar operadores de tour de favelas. Vejo traficantes armados, mas não converso com eles. Passo direto, não tem nada a ver."
Questionado se não conhece nem nunca conversou com nenhum traficante da favela da Rocinha, diz: "Com traficante, não. Mas já conversei com "soldado", "soldado" armado. Eles estão abertos, estão fazendo o trabalho deles lá, que é proteger a área. Tenho de perguntar se a barra está limpa e se eu posso entrar para mostrar o visual. Aí tem de pedir licença".
De acordo com o guia de turismo, ele não precisa autorização do tráfico para transitar na favela da Rocinha.
"A favela é parte da cidade, não precisa de autorização de ninguém para subir lá. Se alguém diz que precisa de autorização está mentindo. Acabei de vir de lá com um casal de Londres, não tem problema nenhum. Nunca tive problemas", afirma o guia carioca, que, em seu site, diz falar inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e húngaro.
"Apologia ao crime é eles não combaterem os criminosos, isso é apologia ao crime. O governo é o maior culpado disso. Pode criticar mesmo a Secretaria de Segurança, porque o trabalho que eles fazem fica muito aquém do necessário. E o grande culpado é Brasília, que não oferece trabalho para esse pessoal, que não tem outra opção de trabalhar, a não ser trabalhar para o tráfico. Isso é outro aspecto que ninguém fala", afirma Novak.
"Eu garanto: a maioria do pessoal que trabalha com os traficantes quer um outro emprego, mas não consegue. O governo não está nem aí para isso", diz o guia. (VQG)


Texto Anterior: Pacote turístico inclui passeio por boca-de-fumo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.