São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após duas cirurgias, paciente míope fica com hipermetropia e astigmatismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos pacientes dizem que ganharam uma vida nova após o Lasik, mas há outros que se arrependem de ter feito a cirurgia e se queixam das seqüelas.
É o caso da jornalista Patrícia Polo, 30. Conhecendo os bons resultados em outras pessoas, decidiu operar para corrigir seu 1,25 grau de miopia -nos dois olhos. Mas se arrependeu em pouco tempo, porque não apenas não se livrou da miopia como herdou graus de hipermetropia e astigmatismo.
"Tinha que usar óculos. Essa situação incomodava, afinal, ninguém gosta. Aproveitei uma decisão da Justiça que beneficiou os usuários de planos de saúde e fiz, pela primeira vez, em 2001", afirma Polo.
Poucos meses depois, ela voltou ao médico e viu que, somando as três doenças, tinha 1,75 grau. A recomendação dada foi que fizesse de novo a cirurgia. No ano seguinte, 2002, o procedimento foi feito novamente e melhorou a visão de Polo, inicialmente. Porém, segundo ela, a regressão começou seis meses depois.
"Comprovadamente, as minhas cirurgias foram um fracasso. Tanto que, no ano passado, fui fazer o exame para renovar a minha carteira de habilitação e passou a constar a necessidade de lente corretiva. Continuo tendo que usar óculos. Não enxergo de longe nem à noite", afirma.
Diferentemente de Patrícia, o anestesista Georgio Garcia Morante Parra, 28, que tinha miopia muito mais acentuada que Patrícia (6,5 graus) teve êxito na cirurgia. Ele conta que operou os dois olhos no mesmo dia, em 2006, e que, nessa data, já enxergava normalmente.
"Sai da operação usando óculos escuros e, na primeira noite, usei uma proteção. Deu tudo 100% certo", afirma o médico, que reside em Curitiba.
Parra diz que só então pôde abandonar os óculos, após dez anos de uso. "Comecei a perceber que tinha miopia na escola, quando tinha 16 anos. Ela evoluiu muito em alguns anos. Agora, voltei a ver como antes."


Texto Anterior: Saúde/Visão: Cirurgia corretiva de visão, Lasik é alvo de contestações
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.