São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC-SP afirma ter interesse em hospital, desde que "sem ônus"

Instituição pretende abrir filial no antigo hospital Matarazzo

RICARDO WESTIN
DE SÃO PAULO

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) confirmou que tem interesse em abrir uma filial no antigo hospital Matarazzo, na Bela Vista (região central de São Paulo), desde que não haja "ônus financeiro".
O local -de acordo com a universidade- acaba de ser comprado da Previ (fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil) por uma entidade cujo nome não foi revelado.
A Folha apurou que se trata de um grupo de investidores que deseja ter a PUC-SP como "âncora" de um grande empreendimento comercial.
Celso Amaral, da Amaral d'Avila Engenharia de Avaliações, estima que o terreno do hospital Matarazzo valha pelo menos R$ 270 milhões. O imóvel, localizado a poucas quadras da avenida Paulista, tem 27 mil m2 e agrega dez prédios
Por meio de um comunicado, a PUC-SP disse que não gastará dinheiro no negócio. Fez essa ressalva porque não pode comprar imóveis sem a autorização do Ministério Público do Estado.
Isso ocorre porque sua mantenedora é a Fundação São Paulo, e fundações estão sujeitas à fiscalização dos promotores. O Ministério Público abriu inquérito para apurar se houve participação financeira da PUC-SP.
A universidade tem altas dívidas com bancos e professores desde 2005, quando passou por sua pior crise.
A abertura dessa filial na Bela Vista, porém, depende da aprovação dos conselheiros da Fundação São Paulo.
O hospital Matarazzo está fechado desde 1993.


Texto Anterior: Trecho urbano da Anchieta terá mais luz
Próximo Texto: Quanto vale o terreno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.