UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS JURÍDICOS

WALTER CENEVIVA
COLUNISTA DA FOLHA

As modificações introduzidas no Código de Processo Civil a contar do fim de 1999 foram integradas por Arruda Alvim à nova edição de seu "Manual de Direito Processual Civil" (Revista dos Tribunais, 0800-11-2433). Saíram o nš 13 dos "Cadernos Jurídicos da Escola Paulista da Magistratura", com sentenças, acórdãos e estudos (127 páginas) e o nš 8 da "Revista Jurídica" da Universidade de Franca, com 17 trabalhos (205 páginas).

Tutela Específica das Obrigações de Fazer e Não Fazer,
Deilton Ribeiro Brasil,
Del Rey (0/xx/31/3274-3340), 255 páginas, preço não fornecido.
Dissertação de mestrado, sustenta os poderes do juiz para assegurar a plena exequibilidade da sentença até para obtenção compulsória de seus efeitos, com apoio na nova legislação processual e no direito comparado.
Teoria Geral da Ação Civil Pública,
Pedro Lenza,
Revista dos Tribunais, 397 páginas, R$ 64,00.
A contar de dissertação de mestrado, o escritor produz obra em que refere as transformações do Estado, do processo e de sua efetividade, quando avalia a admissão do ingresso em juízo, a Justiça e a utilidade das decisões.

O Caso dos Denunciantes Invejosos,
Dimitri Dimoulis,
Revista dos Tribunais, 77 páginas, R$ 16,00.
Dimoulis parte do texto de Lon L. Fuller, com o caso imaginário da ditadura na qual pessoas denunciam inimigos na certeza de que serão mortos. Discute a alternativa de punir ou perdoar os crimes da ditadura.

Tutela Cautelar no Processo Administrativo,
Shirlei Silmara de Freitas Mello,
Mandamentos (0/xx/31/3226-7717), 608 páginas, preço não fornecido.
Tese de doutorado (UFMG), inicia com o processo em geral. Passa ao processo administrativo (princípios, modalidades e espécies). Vai à tutela cautelar e defende a introdução da medida administrativa preventiva.

O Novo Processo Constitucional,
Marcelo Cunha de Araújo,
Mandamentos, 158 páginas, preço não fornecido.
Dissertação de mestrado (PUC-MG), dedica atenção às modernas teorias do direito, objetivando dar tratamento integral a elas, a contar das idéias de Ronald Dworkin. Delimita implicações com o processo para chegar ao tema do título.

A Nova Ordem Mundial e os Conflitos Armados,
obra coletiva,
Mandamentos, 445 páginas, preço não fornecido.
Daniel Ferraz e Denise Hauser coordenaram duas variáveis. Uma é brasileira, em português, com seis capítulos, e a outra, internacionalista, com mais cinco, em espanhol, todos com doutrina, conclusões e bibliografia.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Infância: Parecer determinaaumento de verba de fundo da educação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.