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Anac ignorou denúncias, diz sindicato
Pilotos e comissários da Gol expuseram em centenas de queixas o excesso de horas trabalhadas, dizem aeronautas
Agência diz que apurou reclamações e não constatou sobrecarga; ontem, nº de voos cancelados diminuiu
Vagner Campos/Futura Press
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Passageiros da Gol enfrentam fila no aeroporto de Guarulhos, em SP; empresa atrasou 306 dos 809 dos voos de ontem
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
JANAÍNA LAGE
DO RIO
O sindicato dos pilotos e
comissários acusa a Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil) de ter ignorado
centenas de queixas sobre
condições de trabalho nas
principais companhias aéreas nacionais, especialmente contra a Gol.
O limite na carga horária
que os aeronautas podem
cumprir, um dos principais
tópicos de reclamação, motivou a série de cancelamentos
e atrasos em voos da empresa, afetando milhares de pessoas desde o fim de semana.
Não há previsão para a situação se normalizar.
Segundo o sindicato, mais
de 90% das 346 denúncias
feitas no mês de julho se referem à Gol. Trata-se de um volume de queixas fora do comum. Em geral, o sindicato
encaminha à agência menos
de cem a cada mês.
A Anac afirma que as denúncias não foram ignoradas. Mas só ontem, depois do
caos nos aeroportos, é que a
agência obteve da Gol o compromisso de enviar relatórios
semanais das horas voadas
em coordenação com a malha aérea.
Inspetores da agência
acompanharão a elaboração
do planejamento da escala.
A Anac diz que havia aberto uma investigação para
apurar as denúncias, na qual
concluiu que os pilotos e comissários da companhia não
trabalhavam mais do que o
limite de 85 horas mensais
previsto pela regulamentação das profissões.
A Gol diz o mesmo: que teve de cancelar voos justamente porque o número de
horas trabalhadas pela tripulação estava chegando ao limite, que foi respeitado.
Já o diretor de segurança
de voo do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Carlos Camacho, diz que a sobrecarga de trabalho é tão grave
que é comum "pilotos pedirem para que comissários entrem na cabine de tempos em
tempos para conferir se eles
estão acordados".
Apesar de a Gol ter cancelado voos para regularizar a
escala de trabalho, funcionários da empresa continuam
planejando greve, com reivindicações diversas, inclusive salariais.
SEM PREVISÃO
Depois da segunda-feira
conturbada, que teve 408
voos atrasados (52% do total)
e 99 cancelados (12,6%), a
operação da Gol melhorou
um pouco ontem.
Até as 22h, dos 776 voos
domésticos programados,
36,9% (286) estavam atrasados e 7,2% (56) haviam sido
cancelados.
A companhia não ainda
informa quando a situação
será normalizada.
Colaborou LETÍCIA DE CASTRO
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