São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência diz que não detectou sobrecarga

Anac afirma que, após inspeções, não viu irregularidades na jornada de trabalho dos profissionais da Gol

Companhia promete apresentar relatórios semanais sobre o número de horas voadas por seus tripulantes

DE SÃO PAULO
DO RIO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que recebeu as denúncias feitas pelo sindicato dos aeronautas, mas que, após inspeções de rotina, não encontrou nenhum profissional trabalhando além das horas permitidas.
Com os cancelamentos dos últimos dias, a Anac disse ontem que intensificou a fiscalização na Gol, com o envio de inspetores para acompanhar o planejamento da escala da tripulação.
A agência também disse que vai apurar denúncia de que a Gol estaria escalando tripulantes para fazer voos de madrugada por dias seguidos, contrariando a lei que rege o setor.
É atribuição da Anac verificar o cumprimento da regulamentação trabalhista quando está em jogo a segurança de voo.
Depois do caos aéreo da TAM em dezembro de 2006, a agência passou a coordenar operações preventivas de fim de ano. Nelas, as companhias têm de disponibilizar aviões e tripulação de reserva. Nenhuma ação foi prevista para as férias de julho.
Em nota, o Ministério da Defesa afirmou que a Anac tem cobrado apoio imediato aos passageiros.

AVIÕES
A Gol não soube dizer quando a situação dos voos será normalizada.
Em reunião ontem na Anac, a empresa informou que uma das soluções encontradas foi colocar em operação cinco Boeings-767 nas rotas internacionais, hoje operadas com 737, o mesmo dos voos domésticos.
Com isso, ela aproveita a tripulação de 737 dos voos internacionais para reforçar os voos domésticos.
A companhia também se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes.
Outro compromisso assumido foi voltar a utilizar o sistema antigo de planejamento de escala da tripulação.
O sistema novo, adotado a partir do mês de julho, gerou uma série de problemas de planejamento da escala, contribuindo para o descontentamento das tripulações.


Texto Anterior: Anac ignorou denúncias, diz sindicato
Próximo Texto: Tripulação: Fretamento aumentou a demanda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.