São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem dia mais quente do inverno e tempo seco

Umidade de 22% deixa a cidade em estado de atenção

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A 19 dias do início da primavera, São Paulo registrou ontem o dia mais quente deste inverno, com temperaturas ligeiramente acima dos 30C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A umidade do ar na capital foi de 22%, valor ainda considerado baixo, mas que tira a cidade do estado de alerta e a coloca em estado de atenção.
No interior do Estado, no entanto, os índices de umidade foram ainda mais baixos. Votuporanga, Jales e Valparaíso apresentaram mínima de 14%. Já Barra Bonita registrou taxa de 12%, a menor do Estado.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices inferiores a 12% são considerados estado de emergência; de 12% a 20%, o estado é de alerta; de 20% a 30%, de atenção.
Hoje, a umidade em São Paulo deve permanecer estável, em torno de 20%. As temperaturas continuam altas e a máxima pode chegar a 30C.
A aproximação de uma frente fria traz mais nuvens na sexta-feira. No sábado, pode ocorrer queda de temperatura. No domingo, a temperatura máxima fica em 22C.
Com o tempo quente e seco, a qualidade do ar na região metropolitana esteve regular ontem, segundo dados da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Higrógrafo
A umidade do ar é medida por um instrumento chamado higrógrafo, que indica a quantidade de água na forma de vapor presente na atmosfera.
Existem diversos tipos de higrógrafos, que podem ser feitos com vários materiais, desde fios de cabelo a aparelhos digitais. No higrógrafo feito com fios de cabelo, quando a umidade do ar aumenta, o cabelo absorve água do ar e expande. Quando a umidade diminui, o cabelo fica mais seco e esticado. O aparelho é ligado a um cilindro controlado por um relógio.


Texto Anterior: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
Próximo Texto: Novo cálculo: Pnud muda IDH após críticas do governo federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.