São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO CÁLCULO

Pnud muda IDH após críticas do governo federal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diante das críticas feitas pelo governo sobre a atualidade dos dados utilizados no cálculo do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) resolveu modificar a metodologia da pesquisa e pretende usar pesquisas de opinião e outros índices durante o levantamento.
Pela primeira vez, o Pnud também fará o monitoramento e a avaliação dos dados e apresentará sugestões de políticas públicas que atendam mais efetivamente às demandas sociais. "No Brasil, a gente soma um com nove e diz que a média é cinco. Mas assim não mostramos os extremos", avaliou o pesquisador Flávio Lins.
Acadêmicos também vão participar, com propostas de perguntas e métodos para aferir melhor o avanço em educação, renda e saúde no país. Segundo Lins, a idéia é divulgar os resultados do relatório de desenvolvimento humano a um público maior e de vários segmentos.
Um novo IDH dos municípios brasileiros será divulgado em dezembro de 2009. Em março do ano que vem, serão apresentadas pesquisas de opinião. Um terceiro documento sairá em agosto, com novas sugestões.


Texto Anterior: SP tem dia mais quente do inverno e tempo seco
Próximo Texto: Minc cede à pressão e muda prazo para redução de poluente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.