São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Cigarro custa R$ 338 mi aos cofres do SUS

DA REPORTAGEM LOCAL

O SUS (Sistema Único de Saúde) gasta pelo menos R$ 338,6 milhões por ano para tratar os brasileiros que sofrem de doenças causadas pelo cigarro.
Com o mesmo valor, seria possível manter em funcionamento um hospital público de médio porte (200 leitos) durante seis anos.
O valor foi calculado pela economista da saúde Márcia Pinto, da Fundação Oswaldo Cruz, e se refere aos gastos que o SUS teve em 2005 com quimioterapia e internações de fumantes e ex-fumantes. Foram analisadas 32 doenças provocadas pelo cigarro.
O tabagismo dá origem a mais de 50 doenças, como males cardíacos e respiratórios e até impotência sexual. Nem todas foram consideradas na pesquisa
Além disso, o governo custeia exames, remédios, cirurgias, radioterapia e cuidados paliativos, sem contar pensões e aposentadorias por invalidez.


Texto Anterior: Eu defendo o fumo em qualquer lugar, diz Lula
Próximo Texto: Aposentadoria não subirá mais do que a inflação, diz presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.