São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentadoria não subirá mais do que a inflação, diz presidente

EDITOR-GERAL DO "AGORA"

O presidente Lula afastou a possibilidade de conceder reajustes acima da inflação para aposentadorias de valor maior do que o salário mínimo.
"A gente se aposenta com o percentual que foi a nossa contribuição. Não é correto fazer comparação com o número de salários mínimos." Uma reclamação comum desses beneficiários é que, logo que se aposentaram, o valor recebido equivalia a um número maior de salários mínimos que hoje.
Lula descartou também a hipótese de o governo usar os lucros da exploração do petróleo pré-sal para fortalecer as aposentadorias.
Segundo o presidente, a prioridade de seu governo foi recuperar o valor do salário mínimo e garantir o reajuste da inflação para as demais faixas de aposentados.
Ele afirmou ainda que um ajuste para as aposentadorias acima do mínimo só será possível quando a Previdência se tornar superavitária.
Lula descartou também uma reforma da Previdência para quem está no mercado de trabalho. "Ela deve ser feita para a nova geração."


Texto Anterior: Saiba mais: Cigarro custa R$ 338 mi aos cofres do SUS
Próximo Texto: Vagas em federais crescerão 28% em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.