São Paulo, Segunda-feira, 04 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

M., 12, está grávida novamente

da Sucursal do Rio

A menina M., 12, que há dois anos foi o centro de uma polêmica em torno do direito de fazer um aborto, está grávida de novo. Dessa vez, o juiz Olímpio Mangabeira Cardoso negou o pedido para a interrupção da gravidez, porque não foi convencido de que a menina manteve relações sexuais contra sua vontade.
Moradora de Sapucaia (a 160 km do Rio), M. está grávida de dois meses. Em 97, ela ficou grávida após um estupro. Na ocasião, apesar da autorização judicial para o aborto, ela teve o filho, depois que sua família foi convencida por um grupo católico.
O pedido de autorização de aborto na segunda gravidez da menina foi feito pela Defensoria Pública do Estado, com base no artigo 128 do Código Penal, que classifica como estupro relações sexuais com menores de 14 anos.
A família da menina não quer o aborto, assim como M., segundo o médico Francisco de Paula Orichio. O médico vem cuidando da menina e afirma que ela "cuida muito bem do primeiro filho", que está com 1 ano e 4 meses.
O suposto pai do futuro bebê, o lavrador João Batista Carvalho, 19, teve prisão temporária de 30 dias decretada em Sapucaia, sob a acusação de estupro. Ele trabalhava no mesmo sítio em que o pai de M. está empregado.
Mas há dúvida sobre se M. foi mesmo violentada. A polícia achou nos pertences de Carvalho um bilhete supostamente atribuído a M., em que ela teria dito que gostou de ter relações com ele.
A gravidez de M. foi diagnosticada há duas semanas, diz o médico Francisco de Paula Orichio, que trabalha no posto de saúde local. Segundo ele, a mãe da menina o procurou dizendo que sua filha estava "vomitando muito".
"A mãe achava que ela estava grávida de novo, mas a menina disse que não era nada, que desde o caso da primeira gravidez jamais havia estado com outro homem", afirmou o médico.
Orichio diz que a família de M. é contrária à prisão de Carvalho. "A mãe dela ficou chateada quando soube que ele ia ser preso. Eu o conheço, é um bom rapaz e quer ficar com a menina". Segundo o médico, há rumores na cidade de que M. queria engravidar novamente para poder "aparecer de novo na televisão".

Texto Anterior: Filha de Raí assume filha e quer ir à faculdade
Próximo Texto: Infância: Conselhos buscam ação da sociedade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.