UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Secretário deve pedir proteção a testemunha que fale com relator da ONU
O secretário Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, afirmou que pedirá ajuda aos Estados para proteger testemunhas que sejam ouvidas pelo relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Tráfico de Crianças, Prostituição e Pornografia Infantis, o uruguaio Juan Miguel Petit.
A preocupação diz respeito ao assassinato de duas testemunhas que prestaram depoimentos à relatora Asma Jahangir, que esteve no país em outubro.
Miranda entregou a Petit relatório com 241 rotas nacionais e internacionais de tráfico de mulheres e crianças no Brasil.
Diplomático, Petit fez questão de dizer que não veio ao país "investigar" ou "inspecionar" crimes. A afirmação se refere ao mal-estar causado pelas declarações de Jahangir de que iria sugerir à ONU que enviasse relator para investigar o Judiciário.
Segundo o relator, "houve uma confusão" com as declarações de Jahangir. "O relator não investiga, não fiscaliza. Ele produz relatórios independentes."
Petit chegou ontem ao país e ficará até o dia 15. Ele visitará Belém, Salvador, São Paulo e Rio. (FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Internet: Hacker invade site da Polícia Civil do Rio
Próximo Texto: Caso Gradi: Juíza aceita denúncia contra 4 policiais militares acusados de desviar armas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.