UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

300 mil devem fazer prova do ensino básico

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Até a próxima sexta-feira, cerca de 300 mil estudantes de 6.270 escolas municipais, estaduais e particulares participam do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), considerado um dos principais instrumentos de análise da qualidade do ensino fundamental e médio no país.
Realizado a cada dois anos, o Saeb avalia alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do médio, em unidades escolares sorteadas aleatoriamente. No total, essas três séries reúnem 9,8 milhões de alunos.
Neste ano, o Saeb terá pelo menos quatro inovações: vai avaliar o desempenho dos alunos que recebem recursos do Bolsa-Escola, transformado em Bolsa-Família, aprofundará o estudo das consequências da violência no aprendizado, verificará como a Síndrome de Desistência Simbólica do Educador afeta o aluno e trará informações sobre o trabalho infantil.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) está implementando, com os governos estaduais, um programa para que o sistema de avaliação adotado nos Estados tenha metodologia semelhante ao Saeb. Assim, será possível obter resultados por escola e município.


Texto Anterior: Educação: Suspenso concurso para professor de religião na rede pública do Rio
Próximo Texto: Universidades pedem liberação de R$ 473 mi
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.