UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESÍDIO

Polícia aponta armas para parentes de detentos

Presos libertam quatro reféns no segundo dia de rebelião em Bangu

DA SUCURSAL DO RIO

No segundo dia da rebelião no presídio de Bangu 3 (zona oeste do Rio), quatro reféns -uma grávida, dois agentes feridos e uma médica- foram libertados. As negociações se encerraram às 19h de ontem e serão retomadas às 7h de hoje.
O número de reféns continua incerto. Segundo a médica libertada, identificada apenas como Alessandra, há 40 reféns. Um major, que se identificou apenas como Fontenelle e está comandando as negociações, fala em 32.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, o número de reféns está entre 12 e 15.
Na volta do enterro do agente do SOE (Serviço de Operações Especiais do Sistema Penitenciário) Luís Claudio Lima Bonfim, morto na terça, um comboio de carros do SOE entrou em alta velocidade, com armas apontadas para parentes dos presos.
Segundo o major Fontenelle, os agentes entraram no complexo atirando para o alto, e parentes de presos e de reféns se desesperaram. Por causa do clima tenso, os negociadores da PM proibiram os carros do SOE no complexo.
Um dos rebelados disse à imprensa, por celular, que pediram o religação da água e da luz em troca da libertação. Ele afirmou que o acordo não foi cumprido.
A médica Alessandra, libertada ontem à tarde com a missão de divulgar uma carta com a reivindicação dos presos, afirmou que todos estão sendo bem tratados, na medida do possível, já que falta água e luz e o calor é insuportável.
As exigências dos presos -de presença de autoridades, da pastoral penal e de organizações de direitos humanos- foram atendidos. O único pedido rejeitado foi a entrada da imprensa para registrar a entrega. A secretaria afirmou que a exigência não foi atendida por medida de segurança.


Texto Anterior: Garotinho questionou adolescente
Próximo Texto: Panorâmica Evento 1: "Morar em São Paulo" é tema de debate
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.