São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em Balbinos, algumas pousadas só recebem famílias de presos do PCC

DA ENVIADA ESPECIAL A BALBINOS (SP)

As cinco pousadas que a pequena cidade de Balbinos (387 km de São Paulo) ganhou após a construção de duas penitenciárias não aceitam qualquer hóspede.
Na cidade que teve o maior crescimento do país, segundo o Censo 2010, algumas das pousadas recebem familiares de detentos ligados à facção PCC, que visitam os parentes nos presídios aos finais de semana.
Outras, só aceitam famílias de presidiários sem relação com o grupo.
Quando os hóspedes chegam, logo perguntam se a pousada abriga pessoas com parentes "neutros" ou ligados à facção -as famílias não se misturam.
Segundo dados do Censo, a população de Balbinos foi a que mais cresceu no país. Também é a cidade com maior proporção de homens (82%). Os dois "recordes" são explicados pela construção dos presídios, exclusivamente masculinos.
A cidade, que tinha uma população de 1.313 habitantes em 2000, tem agora 3.932 (aumento de 199%). Desses, 2.743 (ou 70%) estão presos.
A chegada de famílias de presidiários sobrecarregou os serviços, diz o prefeito José Márcio Rigotto (PMDB).
As cestas básicas distribuídas eram 40 e passaram a 120. Na creche, de 40 crianças, cerca de 12 são filhas de presos, estima a coordenadora, Maria José Calatre.
A construção dos presídios trouxe também o registro do primeiro homicídio desde a emancipação do município, em 1954. Em abril, diz o delegado Amir Ibrahim Júnior, um preso esganou a mulher, que havia ido visitá-lo.
Os moradores dizem ter mudado hábitos. "Desde que puseram penitenciária aí, meu portão vive com cadeado", diz Geralda Zacari, 65.
Mulheres de detentos que moram na cidade, porém, reclamam de preconceito. Dizem que não conseguem emprego e que os filhos sofrem com apelidos, como "presinhos", nas escolas.
"Aqui deveria existir um muro de Berlim", diz a mulher de um preso, que não quis ser identificada. (LB)


Texto Anterior: Prisões "inflam" cidades no interior de SP
Próximo Texto: Análise: Dados do Censo 2010 mostram o bom momento da demografia brasileira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.