São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Dados do Censo 2010 mostram o bom momento da demografia brasileira

JOSÉ EUSTÁQUIO DINIZ ALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Censo 2010 contabilizou 190.732.694 habitantes no Brasil em 1º de agosto. Em uma década, o número de brasileiros cresceu 20,8 milhões. Parece muito, mas o aumento anual foi de apenas 1,2% ao ano.
Em 1950, éramos 52 milhões e passamos para 70 milhões em 1960 -crescimento de 35% na década, ou 3% ao ano. Naquele ritmo, seríamos 307 milhões em 2010.
A redução do número de nascidos vivos, mesmo em um quadro de aumento da esperança de vida, explica o ritmo do menor crescimento.
A queda da fecundidade tem provocado duas mudanças positivas na estrutura etária brasileira.
Em primeiro lugar, tem possibilitado a redução do número absoluto e relativo de crianças e jovens em idade escolar, favorecendo as políticas de universalização de creches e educação infantil, além de facilitar os investimentos na melhoria da qualidade do ensino.
Em segundo lugar, a nova estrutura etária aumentou o percentual de pessoas em idade produtiva e reduziu a carga de dependência demográfica.
Essa situação favorável tem permitido a elevação das taxas de poupança e de investimento, contribuindo para o crescimento econômico e para a redução de pobreza e desigualdades sociais.
Os dados também mostram o crescimento das cidades, o aumento do superavit de mulheres e a elevação da idade mediana da população. A cada dia, o Brasil fica mais urbano, mais feminino e mais envelhecido.
Os dados do Censo 2010 confirmam o novo padrão demográfico brasileiro. Seria bom que os formuladores de políticas públicas e os diretores de planejamento estratégico das empresas conhecessem essa nova realidade. O Censo é uma conquista. É preciso saber utilizá-lo.

JOSÉ EUSTÁQUIO DINIZ ALVES é doutor em demografia e professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas


Texto Anterior: Em Balbinos, algumas pousadas só recebem famílias de presos do PCC
Próximo Texto: Copa 2014: Promotoria tenta barrar projeto do monotrilho na região do Morumbi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.