São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Em seu 50º aniversário, bossa nova ganha roteiro histórico no Rio

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

No seu 50º aniversário, a bossa nova pode até cansar. O pesquisador Carlos Roquette prepara roteiros em quatro bairros do Rio para mostrar pontos históricos da trajetória do estilo musical -em 1958, João Gilberto lançou disco com as músicas "Chega de Saudade" e "Bim Bom", o que é considerado o início "oficial" do estilo. A Prefeitura do Rio decretou 2008 como o "ano bossa nova".
O trajeto básico dura dez horas, dividido em cinco roteiros com duas horas cada. Passa por Ipanema, Copacabana, Leme e centro. Roquette pretende mostrar e contar histórias sobre os locais onde artistas como Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e Nara Leão se conheceram, compuseram e até brigaram.

Modificações
A maioria dos construções permanece de pé, mas alguns pontos estão modificados, outros foram demolidos, mas estão previstos no percurso.
Berço da principal dupla do estilo musical, Tom Jobim e Vinícius, o bar Villarinho, no centro, é um dos pontos principais do roteiro. Foi ali que eles se conheceram. Outro ponto é o antigo bar Veloso (atual Garota de Ipanema), onde Tom e Vinícius viram passar Helô Pinheiro, musa inspiradora da canção. O local hoje abriga o bar homônimo da famosa música, com um deque de madeira sobre a calçada e ambiente refinado.
Os roteiros serão feitos em 25, 26 e 27 de janeiro. O preço vai de R$ 30 (um) a R$ 100 (cinco). Informações no site www.culturalrio.com.br.


Texto Anterior: Outro lado: Duna continuará intocada, afirma grupo espanhol
Próximo Texto: Em 1 ano, quase dobra nº de adolescentes internados por tráfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.