São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha oferece curso de pós on line

da Agência Folha

O Cepade (Centro de Estudos de Pós-Graduação de Administração de Empresa) da Universidad Politécnica de Madrid, da Espanha, está oferecendo aos brasileiros um pacote de cursos via Internet para a formação de especialistas e de mestres na área de administração. A primeira turma começa em março.
São 16 áreas em MBA (Master Business Administration) que envolvem 150 disciplinas. Entre elas, destacam-se as seguintes: administração de empresas, gestão do meio ambiente, direção de marketing, gestão da qualidade e gestão da inovação tecnológica.
Um software simula o ambiente universitário, permitindo discussões entre os alunos de uma mesma disciplina e o professor. A comunicação pode ser feita em português ou em espanhol. Para a realização dos cursos no Brasil, a Universidad Politécnica firmou convênio com o Cianet (Centro Interativo de Administração, Negócios, Educação e Telemática).
O estudante terá de fazer pelo menos uma prova parcial (on line). No final do curso, ele deverá comparecer na sede do Cianet para ser submetido a um exame (em português ou espanhol, o aluno escolhe) feito por professores espanhóis e brasileiros.
Dependendo da área, a conclusão de oito disciplinas, além da defesa de uma dissertação, confere ao pós-graduando o título de mestre. Os certificados de especialista e de mestre serão expedidos pela Politécnica de Madrid. Cada disciplina dura quatro meses, a um custo de R$ 680, incluindo a matrícula.
"O diferencial do ensino a distância é que ele permite acesso ao estudo a pessoas que não têm tempo para ir à escola, mas pode acompanhar as disciplinas em casa", afirma Ubirajara Ferreira, professor de engenharia de produção e um dos responsáveis pelo projeto.
Frederic Litto, coordenador científico da Escola do Futuro da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância, "vê com bons olhos" a entrada no Brasil de cursos de instituições estrangeiras.
"No que diz respeito a inovações, as universidades brasileiras são muito conservadoras. A entrada de universidades estrangeiras via Internet vai forçá-las a enfrentar a concorrência", diz.
Na opinião de Nicolau Reinhard, professor da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e integrante da Comissão Central de Informática da USP, o desaparecimento de fronteiras é o principal benefício da educação à distância. "Isso permite a criação de grupos de estudos virtuais com alunos de diferente países."
Para mais informações, consulte o site www.cianet-edu.com.br. O telefone é 0xx11-289-9222.



Texto Anterior: Educação: Sala de velório é usada para aulas
Próximo Texto: Violência: Guerra do tráfico deixa 6 mortos no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.