São Paulo, sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio e região Sul têm recorde de temperatura

DA SUCURSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA

O Brasil tem apresentado recordes de calor em várias cidades, inclusive nas capitais da região Sul, onde as temperaturas são tipicamente amenas.
No Rio de Janeiro os termômetros marcaram ontem a 40,9C. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi a maior temperatura registrada na cidade desde 13 de fevereiro de 2003, quando os termômetros ficaram na casa dos 41,3C.
Segundo o Inmet, ontem a sensação térmica ultrapassou novamente os 50C, índice já superado nos dias 10 e 11 de janeiro. Quanto maior a umidade, maior a sensação térmica.
Conforme o Inmet, o calor deve continuar no final de semana e existe possibilidade de pancadas de chuva ocasionais.

Sul e Centro-Oeste
Em Curitiba (PR), capital conhecida pelas baixas temperaturas na maior parte do ano, os termômetros chegaram ontem a 33,1C, o maior pico de calor desde fevereiro de 1975, último ano em que nevou na cidade. No interior do Estado, em Foz do Iguaçu, a temperatura foi a 35,4C.
Em Porto Alegre, também houve registro de recorde na quarta-feira -38,5C, a maior temperatura desde 1958. Ontem, a máxima foi de 37,5C.
O forte calor provocou o aumento do consumo de energia elétrica no Rio Grande do Sul e no Paraná. Ontem à tarde, uma queda no sistema deixou 37 mil residências em Curitiba sem eletricidade. A empresa investiga se a queda está relacionada com aumento do consumo.
O Inmet informou que as altas temperaturas no Sul vão continuar até domingo. No Sudeste, o calor deve diminuir no começo da semana que vem. No Centro-Oeste, porém, o forte calor deve continuar até a metade da próxima semana. Em Goiânia, a temperatura máxima chegou ontem a 35,2C.
Em Mato Grosso do Sul, a temperatura chegou ontem a 41,8C na cidade de Itaquiraí.


Texto Anterior: Calor no Rio é recorde desde 2003
Próximo Texto: Cheia no Vale do Ribeira deixa 700 pessoas fora de casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.