São Paulo, sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Rio, enredos "chapa-branca" exaltam prefeito e governador

CAIO BARRETTO BRISO
DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o governador Sérgio Cabral (PMDB) terão suas gestões lembradas na Sapucaí no Carnaval deste ano.
Ações dos dois governantes inspiraram os enredos da tradicional escola de samba Portela, do Grupo Especial, e da São Clemente, do Grupo de Acesso.
Escola que mais venceu o Carnaval do Rio, a Portela vai tentar o 22º título com o enredo "Derrubando fronteiras, conquistando liberdade... Rio de Paz em estado de Graça!"
Ao mencionar um "Rio de Paz", a escola faz referência às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), implantadas pelo governador Sérgio Cabral, que ocupam nove favelas cariocas.
O acesso popular à internet, por meio do programa Rio Estado Digital, também motivou o Carnaval da Portela.
A referência a Paes, portelense assumido, pode ser subentendida na pronúncia de "Rio de Paz", semelhante a "Rio de Paes". O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, diz que o enredo é inspirado em um trabalho feito pelo governo do Estado no morro Dona Marta e não tem relação com prefeitura, apesar de o prefeito torcer pela escola.
No Grupo de Acesso, a gestão de Eduardo Paes também foi lembrada. A São Clemente vai desfilar o "Choque de Ordem da Folia", que repete a expressão criada para dar nome à série de decisões normativas tomadas por Eduardo Paes.
O presidente da escola, Renato Gomes, afirma que o enredo é uma defesa de maior subvenção o Grupo de Acesso.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Luiz Valente (1910-2010): Um dos pilotos mais antigos do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.