São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC quer capacitar professores sem tirá-los da sala de aula

da Sucursal de Brasília

A partir de março, professores que só tenham estudado até a 8ª série poderão concluir sua formação sem precisar fazer supletivo nem abandonar as salas de aula para cursar a universidade.
O MEC porá à disposição dos Estados dois programas de formação para que os professores da rede pública atinjam a escolaridade exigida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que deu prazo até 2007 para que todos os professores do ensino fundamental obtivessem diploma universitário.
O programa Escola Normal Média à Distância será voltado para os 95.528 professores da rede pública de ensino fundamental que não cursaram o ensino médio.
O público-alvo do Escola Normal Superior à Distância é bem maior, já que o número de professores sem o diploma superior no país chega a 894,5 mil.
Os programas de formação do MEC foram apresentados ontem em Brasília durante reunião entre o ministro Paulo Renato Souza (Educação) e secretários estaduais.
Os cursos de formação à distância do MEC terão material didático próprio, com fitas de vídeo e livros. Com as fitas, o professor poderá estudar na própria escola.
Segundo Iara Prado, secretária da Educação Fundamental, ainda não é possível saber quando o material estará à disposição dos Estados porque não foi definido quanto dinheiro haverá para esse fim.
Como 43,8% do 1,23 milhão de professores da rede pública de ensino fundamental concluiu o 3º grau, seria impossível formar os 694 mil professores sem diploma no prazo estipulado pela LDB matriculando-os nos cursos de licenciatura, que duram, em média quatro anos.
A dificuldade principal está no Norte e Nordeste. No Norte, apenas 15% dos professores do ensino fundamental têm diploma universitário e no Nordeste, 22,2%. (DF)


Texto Anterior: Escolas de São Paulo vão testar o sistema
Próximo Texto: Verbas extras vão para Norte e Nordeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.