São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponta Grossa faz denúncia

da Agência Folha, em Curitiba

O secretário da Assistência Social de Ponta Grossa (PR), João Carlos Barbieiro, acusou a Prefeitura de Curitiba de estar "exportando" pedintes e mendigos para aquele município.
Barbieiro se baseou em questionário respondido por moradores de rua após desembarcarem em Ponta Grossa, onde são recebidos pelo Centro de Orientação ao Migrante.
Segundo o secretário, a maioria diz ter deixado Curitiba por imposição de assistentes sociais, que os colocam em ônibus para Ponta Grossa.
A presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Marina Taniguchi, considerou a denúncia de Barbieiro "erro de informação".
Segundo Marina, que é mulher do prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), a prefeitura só concede passagens a pessoas que chegaram à cidade para tratamento de saúde ou algum outro motivo específico e não têm como retornar.
"Curitiba desenvolve um trabalho sério nessa área e não faz esse tipo de coisa. Aqui, as pessoas são atendidas por programas sociais".
O secretário de Ponta Grossa mantém as afirmações. "Tenho o fichário dos mendigos atendidos em Ponta Grossa."
Barbieiro disse que recebeu em 98 cerca de 2.500 moradores de rua. Segundo Marina Taniguchi, Curitiba recebeu nos últimos três meses 4.908.


Texto Anterior: Mendigo é preso por atentado ao pudor
Próximo Texto: Pernambuco quer água do Sudeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.