São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTAQUES
Unidos da Tijuca faz acordo e desiste de usar imagem de santa e de cruz em desfile
Mocidade e Portela são principais atrações do desfile de hoje no Rio

Patrícia Santos/Folha Imagem
Homem carrega alegoria de uma das alas da Mocidade Independente de Padre Miguel


MÁRIO MOREIRA
da Sucursal do Rio

A Mocidade Independente de Padre Miguel e a Portela -esta, mais pela tradição- são as duas únicas atrações de peso da primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio, a partir das 19h de hoje.
A maioria das escolas que devem disputar o título, como Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Viradouro, Beija-Flor e Salgueiro, desfilarão amanhã.
Com isso, quem for ao sambódromo ou ficar diante da televisão corre o risco de esperar até as 2h, horário aproximado do desfile da Mocidade, para ver uma escola do primeiro escalão do samba.
A agremiação de Padre Miguel mostrará o enredo menos atrelado à idéia da Liga Independente das Escolas de Samba, que estabeleceu como tema único deste ano os 500 anos do Descobrimento.
O carnavalesco Renato Lage decidiu homenagear o Brasil com um enredo não-histórico, usando as cores nacionais para fazer uma "mensagem de amor ao país".
Última escola a desfilar nesta noite, a Portela vai lembrar o presidente Getúlio Vargas, falando das coisas "boas e ruins", segundo o carnavalesco José Félix.

Acordo
A escola Unidos da Tijuca, do Grupo Especial, fez um acordo com a Arquidiocese do Rio e não vai levar para a avenida amanhã a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança e a réplica da cruz da primeira missa do Brasil.
Os objetos foram apreendidos pela polícia na última quarta-feira no barracão da escola. Eles foram recuperados anteontem à noite pela escola, por decisão judicial.









Texto Anterior: Túnel do tempo: Políticos usaram festa para buscar prestígio
Próximo Texto: Pernambuco: Com a obrigação de tocar frevo, Galo comemora os 500 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.