São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Prefeita, que chega hoje, faz avaliação positiva de viagem à França
Marta vê melhoria na imagem de SP

JOÃO CARLOS SILVA
ENVIADO ESPECIAL A LYON

A prefeita Marta Suplicy (PT) viajou à França com o objetivo de acertar parcerias para implantar em São Paulo, com cooperação de ministérios franceses, projetos em áreas que vão da educação à segurança, mais avalia que o tiro acertou um alvo melhor.
"O que eu vi é que pude contribuir para a imagem da minha cidade se tornar positiva aqui (Na França), disse ela em entrevista à Folha na última sexta-feira à noite, em Lyon.
Ela acabara de participar e de discursar de um comício do candidato socialista à Prefeitura de Lyon, Gérard Collomb.
A agenda de compromissos de cinco dias de Marta na França terminou ontem, a maior parte deles em Paris. Na cidade foi recebida com "tapetes vermelhos", como ela mesma disse, em referência à receptividade de sua visita.
A prefeita teve encontros com quatro ministros franceses (Educação, Cooperação, Formação Profissional e Saúde) e com o premiê, Lionel Jospin.
Também foi prestigiada por empresários do Medef (associação de empresários franceses), de quem ganhou um champanhe com rótulo com a inscrição de "grande dama".
Leia a seguir a avaliação que a prefeita fez de sua viagem.

Folha - O que muda efetivamente na administração com as parcerias que a sra. acertou aqui na França?
Marta Suplicy -
Estava pensando, depois de conseguir tantas parcerias e cooperações intensas com países como a França, que esse tipo de cooperação é muito bom e concreto para a cidade. Mas vai muito além porque uma cidade também é feita de uma imagem. Isso, talvez, seja o mais importante de tudo. O que eu vi é que pude contribuir para a imagem da minha cidade se tornar positiva aqui.

Folha - Essa é uma das promessas feitas pelos candidatos socialistas às prefeituras de Paris e de Lyon...
Marta -
A mesma coisa, eu digo do reverso. Quando você tem um município com uma prefeita que está aberta ao investimento, que traz credibilidade e que as pessoas começam a ter o interesse, a imagem da cidade, muitas vezes feia ou violenta, como a nossa cidade acabou tendo por abandono, se modifica. São fatores importantes quando uma empresa quer procurar onde investir. Fatores como a qualidade e a imagem da cidade é afetada por isso. Uma parte é concreta. A outra, mais subjetiva. Essa parte mais subjetiva é a que eu posso aportar para a cidade.

Folha - A sra. não tinha esse objetivo, antes de viajar?
Marta -
Não, mas percebi que houve um ganho enorme nisso (quanto à melhoria da imagem da cidade no exterior) no momento em que, hoje (sexta-feira), tivemos matérias muito positivas em todos os jornais franceses. Isso repercute de uma forma extremamente positiva para a cidade. Não tinha dado conta, antes de vir, que isso poderia ocorrer.

Folha - As parcerias que vão sair poderão dar um novo rumo à administração, diante da falta de recursos?
Marta -
Não, não. Rumo, ela (a administração) sempre teve. Ela ganha um novo cooperador, internacional e de peso, que é a cidade de Paris. Na próxima sexta-feira, quando eles chegarem ao Brasil (os primeiros técnicos a chegar, do Ministério da Cooperação da França), vamos ver por onde começaremos. O que gostei é que eles foram muito ágeis na resposta. E essa resposta, essa agilização vai permitir que as coisas aconteçam mais rapidamente, do que são, geralmente, esses convênios internacionais.

Folha - Dá para adotar essa agilidade também na Prefeitura de São Paulo? Por exemplo: o projeto Belezura. A sra. participou de uma operação, no Pacaembu, chegou a dizer que repetiria a ação todos os sábados...
Marta -
Mas tem tido muitos projetos Belezura na cidade. Eu tenho vontade, agora, de participar de um outro Belezura que seja em um outro bem público. Então tenho que ver qual bem público que a gente pode trabalhar, e que ele possa ser mantido. Senão, o projeto se desmoraliza. O Pacaembu estamos mantendo limpo. Isso é que é positivo.


Texto Anterior: Municipal: Prefeitura cadastra artesãos
Próximo Texto: Em maio, prefeita deve ir a Buenos Aires
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.