São Paulo, sábado, 05 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MÔNICA BERGAMO

bergamo@folhasp.com.br

Paula Giolito/Folhapress
Carlos Tufvesson e André Piva

DO PECADO
À SANTIDADE


De camisa branca e chapéu panamá, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, chega ao Baile de Gala da Cidade, no píer Mauá, às 22h50 de quinta. É recebido pelos empresários Ricardo Amaral, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, idealizadores do evento, patrocinado pela cerveja Devassa. "Isso aqui é a origem do Carnaval. A primeira escola de samba foi fundada na região", diz ele, cercado de repórteres. "Vamos indo, prefeito!", comanda Amaral, fazendo o bloco andar.

 

Eles sobem para um camarote no centro do salão, bloqueado por três seguranças. O prefeito toma uísque e belisca salgadinhos. Uma equipe de TV quer falar com ele. "Agora estou começando a beber", recusa. Seu filho Bernardo, 6, foi operado na véspera, com apendicite. "Hoje não é meu dia mais animado, mas tenho que vir." E o que o governador Sérgio Cabral e ele prepararam para receber o ex-presidente Lula na Sapucaí amanhã? Paes pega um copo: "Uísque. A festa já está pronta".

 

O artista plástico Vik Muniz é barrado na porta do camarote. Está fantasiado de Andy Warhol e não é reconhecido. Identificação feita, ele explica o traje. "Foi a coisa mais esquisita que consegui pensar. Ele [Warhol] é a pessoa mais "não carnavalesca" . E nunca foi barrado."

 

Aproveitando seus "15 minutos de fama" preconizados por Warhol, a transexual e ex-BBB Ariadna faz sua estreia em um baile de gala. Exibe busto e tatuagens em um vestido justo decorado com cristais. "A sandália é italiana e o cordão [no pescoço] é Swarovski."

 

Ela fala sobre seu ensaio para a "Playboy", que chega às bancas no final do mês. A nudez sairá em um especial vendido separadamente -recurso usado pela publicação para modelos consideradas de menor apelo. "Vai ser uma revista só minha, com muitas fotos daquilo que as pessoas estão querendo ver. Vai satisfazer e deixar as pessoas felizes." Ariadna quer fazer "escola de modelo e, mais pra frente, de teatro".

 

Roberta Close elogia a ex-BBB. "Achei linda uma entrevista que ela deu com o marido. Lá no subúrbio tem muitas transexuais. O Lula assinou uma lei para elas trocarem de nome, não precisa nem ser mais operada. Ele foi muito bom para elas." Roberta também elogia Lea T., a filha de Toninho Cerezo. "Acho lindíssima. Você me apresenta? Ela quer cortar, né? Pelo menos eu não fico sozinha no clube."

 

Carlos Tufvesson, que trocou a moda pela coordenadoria LGBT da Prefeitura do Rio, acha que "o Brasil andou para trás" no respeito às transexuais. "Nos anos 80, o Erasmo Carlos, grande machão, fez uma música em homenagem à Roberta Close. Se um machão faz isso hoje, caem em cima."

 

"A alegria é uma coisa muito boa, meu filho", diz o padre Jorjão, da igreja Nossa Senhora da Paz, que chega ao baile e distribui abraços e bênçãos aos convidados. "A Gisela [mulher de Ricardo Amaral] é uma grande amiga. Eu os vejo na missa, no atendimento, na confissão. As mesmas pessoas que vão lá vêm aqui para se alegrarem." O sacerdote Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, também circula pelo camarote. "Esse padre é do c...", diz Tufvesson. "Permitiu que iluminássemos o Cristo de vermelho no Dia de Combate à Aids."

 

Uma convidada fala ao celular. "Está megamisturado. Jesus Luz, padre Jorjão, Ariadna..." Eduardo Paes diz que a festa reuniu "do pecado à santidade". Jorge Aragão, no palco, canta "Aí foi que o barraco desabou". O prefeito puxa Gisela Amaral e rodopia com ela no salão.
DIÓGENES CAMPANHA, do Rio

SALVADOR

EMBALO NA CORDA
A folia em Salvador começou cedo. Os atores Malvino Salvador e Sophie Charlotte circularam pelo camarote de Daniela Mercury. Reynaldo Gianecchini, acompanhado de Manoela Ferreira, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank curtiram a quinta-feira de Carnaval no camarote Ação, do empresário Paulo Varella.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY


Texto Anterior: Foco: União da Ilha leva evolução das espécies ao sambódromo
Próximo Texto: Baticum - Ruy Castro: Com glamour, bailes voltaram para ficar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.