São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem março mais quente desde 1943

Temperatura média do mês na cidade foi de 30,8C

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) feito a pedido da Folha revela que o mês passado foi o março mais quente da história da cidade de São Paulo desde que a medição começou a ser feita, em 1943.
O cálculo feito pelos meteorologistas considera a somatória das temperaturas mais altas de cada dia e divide por 30 para chegar a uma média aritmética.
Em março, a temperatura média em São Paulo foi de 30,8C, contra 24,8C em 1946, um dos primeiros anos de aferição, diferença de 6C. O segundo março mais quente foi o de 2002, com temperatura média de 30,2C. Nos anos 90, o calor foi de 28,8C.
O aquecimento, atribuído por meteorologistas à verticalização, ao uso de concreto e à redução da área florestal na cidade, tem reflexos no clima, como a tempestade severa que originou as rajadas de ventos de 148 km/h na região do aeroporto de Congonhas ontem.
O vendaval, explica o INMET, foi originado por uma "microexplosão". O encontro de massas de ar fez com que o ar quente que havia se elevado despencasse rapidamente sobre a massa de ar frio. Como resultado, a instabilidade gerou uma seqüência de 388 raios em 20 minutos na região de Congonhas, e a temperatura caiu 13 graus em menos de uma hora.


Texto Anterior: Outro lado: "Empresária só falará em juízo", diz advogado
Próximo Texto: Após vendaval, cinco casas são interditadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.