São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOIÁS

Polícia Civil indicia médico por suspeita de tirar útero de mulher

DA AGÊNCIA FOLHA

O médico Vanderlei Oliveira foi indiciado pela Polícia Civil de Goiás sob acusação de retirar por engano o útero de uma paciente em uma cirurgia realizada em fevereiro. O caso ocorreu no hospital Garavelo, em Aparecida de Goiânia (região metropolitana de Goiânia).
A paciente, a dona-de-casa Dorcelina Justo, diz que foi fazer uma cirurgia para incontinência urinária e acabou tendo o útero extraído durante a operação.
Segundo ela, houve uma troca de prontuários antes da operação. O hospital é particular, mas a cirurgia foi feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A polícia indiciou o médico por negligência e lesão corporal, mas não confirma se houve troca de prontuários.
O advogado do médico, Gabriel Teixeira, diz que o indiciado é inocente. Segundo a defesa, não houve erro. Teixeira pretende processar órgãos de imprensa de Goiás, que segundo ele prejudicaram a carreira do médico ao noticiar o caso.
Oliveira decidiu que seria preciso retirar o útero da paciente devido a um problema de saúde constatado antes da cirurgia, diz o advogado.
Ele afirma que a paciente e o marido dela foram informados sobre a necessidade da operação e concordaram com o procedimento.
Dorcelina Justo disse que ficou sabendo da extração do útero somente após a conclusão do procedimento.
Uma vendedora do Espírito Santo que teve o útero retirado por engano ganhou em março uma indenização de R$ 622 mensais pelos próximos 15 anos. O hospital e o médico responsável pagarão o ressarcimento.
Em abril de 2006, a vendedora Maria Helena Zibell, 31, de Santa Maria de Jetibá (ES), foi internada para fazer uma fistulectomia (retirada de uma fístula, espécie de infecção na região anal), mas teve o útero retirado por engano. (FELIPE BÄCHTOLD)


Texto Anterior: Incêndio: Fogo destrói sobrados em área de comércio popular do Rio
Próximo Texto: União pede suspensão de anúncios de todos os analgésicos no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.